15.05.2015

Tabela do Honorários de Perito Judicial On Line – cálculo instantâneo

Calcule os honorários mínimos do perito judicial utilizando como base a Tabela de Honorários de Perito Judicial instantânea, abaixo, que poderá ser de três formas: por horas trabalhadas, em função do valor da causa ou valor do imóvel avaliado. A Tabela de Honorários de Perito Judicial on line pode ser utilizada também como subsídio para cálculo de honorários de assistente técnico. Para informações completas sobre honorários do perito, o interessado deve adquirir o livro Manual de Perícias ou realizar um dos cursos constantes neste site. Lembrando que, para o sucesso na atividade de perito é necessário conhecer o assunto honorários com profundidade. Para se ter uma noção do grau de detalhamento exigido, duas das nove aulas que o Curso Perícia Judicial Online possui são dedicadas a honorários do perito.

Tabela de honorários de perito judicial on line

Abaixo estão 04 formas de calcularmos honorários de perícia judicial mínimos de forma instantânea.


Notas: 01 - Quando o valor da causa ou do imóvel informado é inferior a R$ 125.000,00, os honorários do perito devem seguir a orientação do livro Manual de Perícias e do que é ministrado em cursos oferecidos neste site. 02 - Quando o valor do locativo for inferior a R$ 3.600,00, os honorários do perito deverão ser no exato valor do locativo. A Tabela de Honorários de Perito Judicial On Line serve também para assistentes técnicos. 03 - Os cálculos seguem parâmetros do Regulamento de Honorários do IBAPE-SP

O perito judicial é remunerado pelo trabalho que realiza, ou melhor, pelos laudo que entrega no processo. A atividade é semelhante a de um profissional liberal, porém não o sendo. A base de cálculos da remuneração do perito é a tabela de honorários de associação ou instituto de peritos, ou a de uma simples tabela de honorários do conselho de classe, sindicato ou associação profissional.

No cálculo da proposta de honorários, o perito deve levar em consideração o número de horas a serem trabalhadas e o número de horas gastos na burocracia do desempenho da função. O número de horas total multiplicado pelo valor mínimo da hora técnica, obtido de uma tabela ou regulamento de honorários de perito, é a maneira mais comum de propormos honorários. Na tabela de honorários de perito judicial on line, acima, o interessado pode digitar o número de horas que estima gastar e ter o resultado simultâneo de valor mínimo de remuneração.
Por outro lado, os honorários do perito judicial devem considerar o valor da discussão no processo, fazendo o perito uma proposta proporcional a este. No segundo campo da tabela de honorários de perito judicial on line, pode ser digitado valor da causa para se obter o valor mínimo dos honorários que seja condizente com este.

Em casos de avaliações de imóveis, os honorários do perito podem ser calculados se considerando o valor do bem a avaliar. No terceiro campo da tabela de honorários de perito judicial on line, ao digitar o valor do imóvel, obtêm-se o valor mínimo de honorários.

O valor dos honorários de perícias judiciais em que será determinado o valor locatício de um imóvel residencial, comercial, industrial ou rural deve considerar o próprio valor locatício. Para calcular o valor dos honorários em perícias de avaliação de aluguel de imóvel, a tabela de honorários de perito judicial on line oferece o quarto campo, onde é preenchido com o valor do locatício.

Tabela de honorários dos IBAPEs

Tabela de honorários do perito economista

Valor da hora técnica atualizado – Resolução 1917 do COFECON

Tabela de honorários do perito administrador

Tabela de Honorários mínimos para elaboração de Laudo Pericial da Federação Nacional dos Administradores – FENAD – perito administrador