Para serem copiados na sua forma
 
Diversas são as formas de serem diagramados os textos e elementos da perícia em um laudo. No livro Manual de perícias são feitas algumas sugestões, a fim de proporcionar aos novos peritos um padrão inicial, que logo terá condições de ser substituído, a critério do profissional.

Por outro lado, para uma mesma categoria profissional há um número razoável de tipos de perícias e muitas, diferentes uma das outras. Somando-se todas as categorias, o número de diferentes tipos de perícias tenderia a elevar-se mais ainda. Precisar-se-ia de um livro enorme para colocar um grande número de modelos de laudos existentes para cada profissão e, igualmente, correr-se-ia o risco de não se enquadrar um desses modelos numa conformação real.

Assim, o livro Manual de Perícias pretende fornecer um livro comum ao técnico de qualquer categoria que esteja interessado em buscar as primeiras nomeações de perito, assim como colocar para ele o maior número de informações básicas à prática nas perícias, procurando não entrar em assuntos relativos ou peculiares ao ofício ou ciências da medicina, administração, contabilidade, engenharia, informática, grafologia, dentre outras. As matérias sobre perícias específicas de cada profissão deverão ser buscadas em bibliografia afim, ou ainda serem seus conhecimentos obtidos em cursos, em seminários e consultoria tomada de colegas do mesmo segmento. Dessa maneira, ao fim deste livro, estão dispostos diversos modelos de laudos para serem copiados na sua forma, cabendo ao novo perito fazer a transformação do objeto nele contido para o caso real em que esteja envolvido. O novo perito, na oportunidade, agirá como se estivesse fazendo uma adaptação do modelo para o laudo concreto que escreverá. Todavia, se de todos os modelos apresentados se tivesse que tirar um que fosse um padrão a todos os segmentos periciais, escolher-se-ia aquele que está no apêndice XI, com o título Modelo de laudo de danos em geral.

Através dos modelos apresentados no livro, o profissional que já possui alguma experiência como perito pode formular novas apresentações a partir daquelas que já se utiliza.