Para concreto armado, proteção anticorrosiva das armaduras do concreto.

Expansor, defloculante e plastificante, indicado para
dar às injeções fluidez e alto poder de penetração, reduzir ou eliminar a
segregação, compensar a retração pela hidratação do cimento, de forma a obter uma perfeita colmatação

Plastificante de emprego universal fornecido pronto para uso. Não é tóxico nem inflamável, não contém cloretos e não ataca os materiais habitualmente utilizados em dispositivos de dosagem. É utilizado para construção de edifícios, elementos pré-moldados, pontes, galerias, etc.

Superplastificante de efeito redutor recomendado para concretos de consistência superfluída e alta trabalhabilidade.Não contém cloretos, não é cáustico, não tóxico.

Plastificante retardador de pega de uso universal. Não tóxico e não inflamável, não contém cloretos ou elementos corrosivos ou incrustantes.

Retardador densificador à base de composto carboxílico,que garante ao concreto uma alta qualidade e grande uniformidade.

Plastificante, redutor da água de amassamento e de tempo de pega normal.

Plastificante, redutor da água de amassamento, com efeito retardador de pega do cimento.

Impermeabilizante acelerador de pega, empregado na impermeabilização preliminar em presença de água corrente, sem que haja carreamento de cimento, em superfícies de rochas, concreto ou argamassa, na fixação de drenos.

Incorporador de ar para concreto e argamassa. Incorpora ao concreto e argamassa misturados em betoneira, minúsculas bolhas de ar esféricas, uniformemente distribuidas.

Superplastificante de alta performance, de pega normal. Possui altíssimo efeito redutor, sendo recomendado especialmente para concretos de alta resistência inicial, e em casos que seja necessária a redosagem do concreto, em função das dificuldades de lançamento.

De base sintética que proporciona à argamassas frescas efeitos altamente plastificantes e estabilizadores, tornando-as mais plásticas e com constante lubrificação

1. Sika Ferrogard®901 é um aditivo líquido para concreto armado, desenvolvido com base na tecnologia Sika Ferrogard®. Atua como proteção anticorrosiva das armaduras do concreto. O uso do Sika Ferrogard®901 aumenta consideravelmente a vida útil das estruturas de concreto armado.

Propriedades:

Sika Ferrogard®901 atua inibindo tanto a reação anódica como a reação catódica do processo corrosivo. Sika Ferrogard®901 forma um filme na superfície do aço que impede a dissolução do metal e reduz a taxa de corrosão. As vantagens da utilização deste sistema são:

• Protege especialmente contra a corrosão provocada por cloretos.

• Não altera as características básicas do concreto, início e fim de pega e resistências.

• Não afeta o tempo de pega nem a homogeneidade do concreto.

• Atua nas regiões anódicas e catódicas.

• Sika Ferrogard®901 é uma combinação de inibidores orgânicos e inorgânicos.

Mistura:

Diluir o Sika Ferrogard®901 na água de amassamento, ou adicionar o produto ao mesmo tempo que a água na betoneira. Também é possível adicionar o produto somente no caminhão betoneira quando este chegar na obra, devendo neste caso misturar o concreto por mais 1 minuto em alta velocidade para cada 1 m3 de concreto. Antes de descarregar o concreto, verificar visualmente se a sua consistência é homogênea. Sika Ferrogard®901 não deve ser adicionado ao cimento seco.

Observações:

• Sika Ferrogard®901 destina-se a concretos de boa qualidade, e portanto; devem ser cumpridas as boas regras de fabricação, concretagem e cura do concreto.

• Sika Ferrogard®901 pode ser utilizado em conjunto com outros produtos da linha Sika®; tais como: Superplastificantes, Linha Sikament®, Incorporadores de Ar, Sika Aer®, Retardadores, Plastiment®VZ e RD. Recomenda-se sempre efetuar um ensaio prévio.

2. Intraplast® N é um aditivo expansor, defloculante e plastificante, indicado para dar às injeções fluidez e alto poder de penetração, reduzir ou eliminar a segregação, compensar a retração pela hidratação do cimento, de forma a obter uma perfeita colmatação.

Propriedades:

• Plastifica a mistura permitindo a redução da água de amassamento para fluidez igual ou menor.

• Permite o emprego de uma pasta mais densa ou de argamassa com mais areia melhorando as qualidades mecânicas da injeção. Impede a floculação dispensando o cimento em suspensão (tixotropismo).

• Permite maior penetração do aglomerante nas fissuras e poros. Estabiliza a nata do cimento.

• Diminui a segregação aquosa. Provoca a expansão da injeção durante a pega (3 a 8%) do volume. Aumenta a derência da injeção e a impermeabilidade.

Emprego:

É misturado na água de amassamento, ou eventualmente ao cimento ou à mistura cimento-areia. É necessário o ensaio de compatibilidade com o cimento a empregar assim como a melhor forma de ser adicionado o
Intraplast® N. A mistura deve ser mantida em agitação e executada até 20 minutos após o seu preparo. Para injeções em bainhas de concreto protendido recomenda-se iniciar a mistura somente após a conclusão dos serviços preliminares. A fluidez ótima pode ser obtida com fator a/c entre 0,35 e 0,45. É oportuno lavar a mangueira de injeção após uma hora de injeção ininterrupta.

Consumo:

De 0,5 a 1,5% em peso do cimento, ou em função de ensaios no canteiro.

3. Plastiment® BV 40 é um plastificante de emprego universal fornecido pronto para uso. Não é tóxico nem inflamável, não contém cloretos e não ataca os materiais habitualmente utilizados em dispositivos de dosagem. É utilizado para construção de edifícios, elementos pré-moldados, pontes, galerias, etc.

Propriedades:

• Aumenta a trabalhabilidade do concreto fresco permitindo redução da água;

• Aumento das resistências mecânicas; Tempo de pega normal, permitindo desforma nas primeiras idades;

• Aumento da estanqueidade do concreto por redução da capilaridade; Diminui a retração do concreto;

• Pequena incorporação de ar mesmo em dosagens excessivas;

Emprego:

Onde se exige alta qualidade do concreto; Melhora nas condições de
lançamento;

Quando se exige ao máximo a capacidade da concretagem;

Dosagem:

A dosagem varia de 0,2 a 0,5% em peso de cimento, adicionado à água de amassamento, acentuando-se o efeito na medida em que se aproxima da dosagem máxima. Superdosagens causam aumento no tempo de pega, recomendando-se que se mantenha o concreto sempre úmido para evitar o dissecamento no início da pega.

Plastiment® BV 40 pode ser empregado em conjunto com incorporador de ar Sika Aer.

4. Plastiment® FN é um aditivo superplastificante de efeito redutor recomendado para concretos de consistência superfluída e alta trabalhabilidade. Não contém cloretos, não é cáustico, nem tóxico e atende às especificações da EB-1763 Tipo SP.

Propriedades

• Plastiment® FN confere ao concreto uma melhoria substancial na
trabalhidade, sem aumentar o teor de água ou qualquer risco de segregação do concreto.
• Plastiment® FN é superplastificante de pega normal.
• Plastiment® FN confere ótima homogeneização do concreto fresco,
resultando em maior impermeabilidade e durabilidade do mesmo.
• Concreto com Plastiment® FN, colocado mediante bombas, permite
máximos volumes de colocação por unidade de tempo com mínimo de
mão-de-obra e esforço. São eliminados os entupimentos de bombas e a
mesmas trabalham até com um terço a menos de pressão que os concretos bombeados tradicionalmente.
• Plastiment® FN produz concreto aparente com superfícies resistentes, perfeitamente uniformes, isentas de ninhos e outras imperfeições.

Campos de Aplicação:

Plastiment® FN como SUPERPLASTIFICANTE é indicado para :

• Concretos e fundações
• Muros de arrimo
• Piso
• Colunas e/ou estruturas de concreto densamente armados
• Concretos pré-misturados, bombeados, moldados in-situ, etc

Plastiment® FN como agente REDUTOR é indicado para fabricação do
elementos pré-moldados, concreto protendido, pontes e estruturas de um modo geral.

Dosagem:

• De 0,5% a 1,5% em peso de cimento, podendo ser adicionado diretamente ao concreto fresco e/ou água de amassamento.
• A dosagem ideal é definida em função do tipo de efeito desejado, levando-se em consideração a qualidade e as características dos materiais constituintes do concreto (cimento, agragados miúdos e graúdos), bem como as características da mistura final, tais como : teor de argamassa, relação água/materiais secos (fator A%), relação água/cimento (fator A/C), etc.

Importante:

Normalmente as regras gerais conhecidas na preparação de um concreto de qualidade são as mesmas quando se utiliza Plastiment® FN.

5. Plastiment® RD é um aditivo plastificante retardador de pega de uso universal, que atende a NBR7212 (concreto pré-misturado) e à EB1763 (tipo PR). Não é tóxico nem inflamável, não contém cloretos ou elementos corrosivos ou incrustantes.

Propriedades:

• Retarda o tempo de pega, de acordo com a dosagem, condições ambientes, materiais empregados e tempo de transporte;

• Plastifica o concreto fresco facilitando o adensamento e reduzindo o ator a/c.

• Garante maior coesão dos componentes, mantendo a consistência na faixa especificada (variação normal). Dissipação de calor mais lenta devido à sua ação retardadora;

• Aumento da compacidade, e das resistências mecânicas iniciais e finais;
Bombeamento facilitado pela sua ação plastificante.

Emprego:

Especialmente indicado para concreto estrutural edificações, obras de arte, etc.), sem excessão de tipo ou processo de lançamento, bem como para o transporte a longas distâncias do concreto pré misturado, conferindo ao mesmo altas resistências mecânicas.

Dosagem:

A dosagem varia de 0,2 a 0,5% em peso do cimento, adicionado na água de amassamento, de acordo com as especificações do concreto e características da obra. A dosagem ótima é determinada pelos ensaios prévios com os materiais da obra.

Plastiment® RD pode ser utilizado com incorporador de ar Sika® Aer.

6. Plastiment® VZ é um retardador densificador à base de composto carboxílico, que garante ao concreto uma alta qualidade e grande uniformidade. Atende EB1763 (TipoPR).

Propriedades:

• Aumenta a resistência mecânica, trabalhabilidade, densidade e a
uniformidade.

• Reduz a fissuração e a absorção.

• O aumento da trabalhabilidade é mais sensível nos traços de baixo "slump".

Emprego:

Em todo o qualquer concreto para melhorias de qualidades técnicas e
estruturais. Pode ser empregado com todos os tipos de cimento Portland e todos os tipos de agregados, assim como em conjunto com outros aditivos tais como aceleradores e incorporadores de ar, etc.

Dosagem:

Plastiment® VZ é adicionado à água de amassamento nas proporções
indicadas, com auxílio de tubo graduado ou dosador automático. Dentro da dosagem indicada, retarda o início da pega, permitindo o desenvolvimento mais rápido da resistência, com aumento na resistência final. Para técnicas de revibração, pode-se usar dosagens mais altas dependendo de ensaios prévios. A superdosagem dentro de certos limites causa apenas retardamento da pega.

Consumo:

Acima de 300ºC - 0,25% do peso do cimento (125g/saco 50Kg)
Entre 180ºC e 300ºC - 0,20% do peso do cimento (100g/saco 50Kg)
Abaixo de 180ºC - 0,15% do peso do cimento ( 75g/saco 50Kg)

7. Plastimixer® N é um aditivo plastificante, redutor da água de amassamento e de tempo de pega normal.

Propriedades:

• Não é tóxico nem inflamável nem contém cloretos, fornecido pronto para uso. Atende às especificações da EB1763 (Tipo P).

• Aumenta a trabalhabilidade, possibilitando a redução da água de
amassamento;

• Facilita o bombeamento devido à sua ação plastificante, bem como a coesão entre os materiais empregados;

• Proporciona aumento das resistências mecânicas; Diminui a retração do concreto e melhora a sua aderência na armadura.

• Aumento da estanqueidade por redução da capilaridade.

Emprego:

Especialmente recomendado para concreto produzido com cimento alto-forno ou aqueles com tempo de pega mais prolongado, não havendo necessidade de retardamento. Também recomendado para regiões de clima frio como plastificante, e como consequência, possibilitando a redução no consumo de cimento.

Dosagem:

De 0,2 a 0,5% em peso do cimento, dependendo dos efeitos desejados e dos materiais empregados. Dosagens maiores causam um retardamento, devendo neste caso o concreto ser mantido molhado para evitar o dissecamento, prejudicial. Pode ser dosado na água de amassamento ou ao concreto fresco na dosagem pré-fixada.

8. Plastimixer® R é um aditivo plastificante, redutor da água de amassamento com efeito retardador de pega do cimento. Atende às especificações da EB1763 (Tipo PR).

Propriedades:

• Aumenta a trabalhabilidade, possibilitando a redução da água de
amassamento;

• Facilita o bombeamento devido à sua ação plastificante, bem como a coesão entre os materiais empregados;

• Proporciona aumento das resistências mecânicas;

• Diminui a retração do concreto e melhora a sua aderência na armadura.

• Aumento da estanqueidade por redução da capilaridade.

Emprego:

Recomendado para todo o tipo de concreto estrutural, especialmente concreto usinado (pré-misturado) para transporte a longas distâncias, proporcionando grande economia.

Dosagem:

De 0,1 a 0,5% em peso do cimento, dependendo dos efeitos desejados, em função dos materiais utilizados. Pode ser dosado na água de amassamento ou ao concreto fresco na dosagem pré-fixada.

9. Sika® 4a é um impermeabilizante acelerador de pega, empregado na impermeabilização preliminar em presença de água corrente, sem que haja carreamento de cimento, em superfícies de rochas, concreto ou argamassa, na fixação de drenos, etc. O campo de utilização compreende particularmente os casos onde é necessário preparar condições de trabalho em seco, para execução da impermeabilização principal. Sika® 4a é empregado também para acelerar a pega de argamassas de reparo e fixação de máquinas.

Emprego:

Sika 4a pode ser utilizado puro ou diluído em água nas proporções indicadas, conforme o volume e pressão das infiltrações.

• Para impermeabilizações em superfícies úmidas, empregar pasta de cimento Portland preparada com Sika® 4a na proporção 1:1 a 1:4 com água (conforme o volume e pressão das infiltrações), aplicando com a mão, colher de pedreiro ou espátula obtendo uma camada de espessura mínima de 5mm de espessura em toda a superfície.

• Em presença de água corrente, o consumo de cimento deverá ser de, no mínimo, 350 Kg/m3, o fator água/cimento deverá ser o mínimo possível, e a diluição do Sika® 4a estará entre 1:4 e 1:8.

• Em locais sob pressão, recomendam-se os seguintes procedimentos:

a) Localizar os pontos de maior pressão (jato) de água.

b) Colocar drenos nestes locais, fazendo furos igual a duas vezes o seu
diâmetro, fixando-os com pasta de cimento e Sika® 4a puro.

c) Executar a impermeabilização do restante da superfície com pasta de
cimento ou argamassa com Sika® 4a, conforme a pressão.

d) Remover os drenos (mangueiras) e executar o tamponamento com pasta de cimento com Sika® 4a ou com Sika® 2.

Dados Técnicos:

• Empregar somente cimento Portland fresco.
• A areia deve ser de rio, lavada e com granulometria média.

Sika® 4a não deve ser considerado uma solução final, mas somente um
produto auxiliar para resolver o problema temporariamente, oferecendo
condições para se aplicar a impermeabilização definitiva, como a argamassa impermeável com Sika® 1.

10. Sika® Aer é um aditivo incorporador de ar para concreto e argamassa. Incorpora ao concreto e argamassa misturados em betoneira, minusculas bolhas de ar esféricas, uniformemente distribuídas. Atende a EB-1763 (tipo IAR)

Propriedades:

• Permite 10% de redução da água de amassamento para uma mesma
trabalhabilidade.

• Melhora as qualidades da argamassa fresca, tornando-a mais coesiva e untosa, elevando a resistência e facilitando o acabamento das faces e
arestas.

• No concreto, melhora a trabalhabilidade, reduzindo a segregação.

Consumo:

Desde 0,4% do peso do cimento (20 gramas por saco), com uma incorporação de ar de 3 a 5% sobre o volume do concreto.

Em certos casos a dosagem pode chegar a 0,1% sobre o peso do cimento (50 gramas por saco).

Dados Técnicos:

• Adiciona-se à água de amassamento manualmente ou através de dosadores.

• Deve ser feito o controle de ar incorporado através de aparelhos apropriados.

• Sika Aer pode ser empregado com qualquer tipo de aglomerante pois age apenas sobre o conjunto água-agregado.

• Sika Aer deve ser homogeneizado antes de usar.

• Para obtenção de resultados altamente técnicos, utiliza-se Sika® Aer em combinação com Plastiment® VZ, Plastiment® RD, Plastiment® BV 40, Plastimixer® N ou Plastimixer® R.

11. Sikament® 300 é um aditivo superplastificante de alta performance, de pega normal. Possui altíssimo efeito redutor, sendo recomendado especialmente para concretos de alta resistência inicial, e em casos que seja necessária a redosagem do concreto, em função das dificuldades de lançamento. Atende a EB1763 (Tipo S).

Propriedades:

• Confere ao concreto consistência fluida sem aumentar o teor de água, e sem oferecer qualquer risco de segregação desde que o concreto seja bem dosado, especialmente quanto ao teor de finos.

• Melhora a densidade e compacidade do concreto, garantindo maior
impermeabilidade e durabilidade.

• Não apresenta efeito retardador de pega, mesmo no caso de superdosagens.

• Proporciona um concreto auto-adensável e auto nivelante, permitindo a
máxima produção dos equipamentos e redução de mão de obra.

• Permite a redução da água de amassamento de 12 a 25%, com consequente ganho de resistência mecânica, chegando até a 40%, dependendo da dosagem e do traço utilizados.

• Permite a redução do consumo de cimento, o que produz economia e evita a tendência à retração e fissuração do concreto.

Consumo:

Como superplastificante e/ou redutor de água, Sikament® 300 é dosado de 0,6 a 3% em peso de cimento, podendo ser lançado direto no concreto ou juntamente com a água de amassamento.

Dados Técnicos:

A permanência do efeito superfluidificante é mantida num período de até 50 minutos, dependendo da temperatura ambiente e temperatura do concreto.

• A dosagem ideal é definida em função do efeito desejado, considerando-se a
qualidade dos materiais empregados assim como as características da
mistura final.

12. Sikanol® S é um aditivo de base sintética que proporciona à argamassas frescas efeitos altamente plastificantes e estabilizadores, tornando-as mais plásticas e com constante lubrificação.

Propriedades:

• As argamassas ficam mais leves e estáveis.

• Exige menor quantidade de água no preparo, eliminando a exsudação,
evitando retração e fissuramento.

• Aumenta o poder de aderência da argamassa, eliminando perdas.

• Facilita o bombeamento, mesmo em grandes alturas, aumentando o
rendimento dos equipamentos.

• Possibilita a redução da cal, podendo esta ser até eliminada em alguns casos.

Consumo:

A dosagem varia de 0,1 a 0,6% em peso de cimento.

Dados Técnicos:

• Sikanol® S é compatível com todos os tipos de cimento e argamassas que se destinam a revestimento internos e externos, assentamentos de um modo geral, e argamassas de enchimento.

• A dosagem ótima deve ser determinada em ensaios na obra, em função dos efeitos desejados, temperatura ambiente e materiais empregados.