ABAFADOR
Equipamento simples para combate direto do fogo, composto de um cabo preso, em uma de suas extremidades, a um retângulo de borracha (resistente ao fogo) permeado de furos. (IBAMA)

BACIA
Área na qual um rio capta sua água; o termo também é utilizado para descrever as fontes de água de lagos e regiões. (JORN. MEIO AMB.)

CAA
[Sigla de Clean Áir Act: Lei do Ar Puro.] lei dos Estados Unidos de 1956, que estabelece padrões de emissão para poluentes atmosféricos perigosos, fixando limites quanto à queima de resíduos de risco, limitando-a apenas àqueles que são combustíveis ou que possam sofrer decomposição térmica. (JORN. MEIO AMB.)

DANO AMBIENTAL
environmental damage, domage environnemental, daño ambiental

ECO
[grego oikos = ‘lar’, prefixo de vocábulos como ecologia e economia.] A partir da década de 70, ganhou grande popularidade como um acurado componente de terminologia descritiva, mesmo por modismo, proporcionando a criação de numerosas palavras, algumas das quais se internacionalizaram, enquanto outras se limitaram a usos locais, gíria ou jargão profissional (p. ex., ecocultura, ecoguerrilha, ecochato, ecomuseu, etc.). (JORN. MEIO AMB.)