Rui Juliano





Texto extraído das páginas iniciais

Rui Juliano

Desde que comecei a ministrar cursos presenciais sobre Perícias Judiciais, em 2001, foi minha idéia criar um curso a distância sobre o mesmo tema, pois desta forma poderia superar as duas maiores dificuldades que as pessoas têm quando procuram se aprimorar profissionalmente através de um curso exclusivo: a distância até o local do curso e a disponibilidade de tempo.

Todavia, entendia que antes de dar origem ao curso a distância, eu deveria escrever um livro bem amplo sobre o referido tema. Então, após o lançamento do livro Manual de perícias, em maio de 2005, na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, parti imediatamente para a concretização do projeto.

Já motivado pela aceitação do livro na Bienal, procurei meticulosamente instituições de ensino na Região Sul do país e empresas que fossem capacitadas para montar a estrutura de um curso a distância a partir de conteúdo do próprio Manual de Perícias, sem que houvesse a presença física do professor perante os alunos em algum momento.

Acaso feliz, na cidade de Pelotas, vizinha a Rio Grande, onde nesta tenho escritório, encontrei a organização ideal para atingir o objetivo almejado – o Grupo de Estudo para o Ensino/Aprendizagem de Gráfica Digital – Gegradi, da Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. Oficializado o acordo, a organização acadêmica estruturou o curso através de recursos tecnológicos e pedagógicos que melhor pudessem transmitir o conteúdo em um ambiente de aprendizado na Internet.

Entretanto, percebi que as pessoas gostam de tocar em objetos que estão ao mesmo tempo visualizando; então, a simples leitura de textos em monitores de computador seria pouco para se atingir o melhor aprendizado do aluno – haveria de ser criado um livro que fosse uma cópia adaptada do que aparece nas páginas da Internet. Assim surge esta obra, que junto com o livro Manual de Perícias, e totalmente baseada nele, tem o compromisso de mostrar como acessar a atividade, como atuar nela e ser bem sucedido já no seu início.

Ao conteúdo foram somados recursos visuais bidimensionais que explicitam o significado do material de estudo escrito e com isto promovem o melhor auto-aprendizado do aluno. Nesta tarefa, a inteligência de criação e arte passou por Janice de Freitas Pires, Olga Silva, Hector Gomes e Gabriel Abad. Da mesma forma, a fim de facilitar a assimilação do conhecimento, a estruturação de meus textos foi estrategicamente elaborada, também, por Janice e Olga.

Como esta obra se trata de um curso, em vez de capítulos, temos aulas. Em cada uma delas haverá unidades com seus objetivos e estrutura, com o número da página de cada item e subitem, podendo conter ainda no seu início, a problemática a ser estudada e esquematização do problema apresentado ou questionamento. Ao final da aula, haverá a conclusão e, de acordo com a necessidade, terá glossário e artigos do CPC citados em seu transcorrer.


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