06.05.2015

Vídeo: Honorários do perito na Justiça Estadual e Federal


Leia ou assista o vídeo.

SEJA PERITO JUDICIAL - realize o Curso Perícia Judicial Online - CLIQUE AQUINeste vídeo falaremos sobre um dos atrativos que nos leva a ser perito na Justiça Estadual e Justiça Federal. Trataremos da garantia de recebimento de honorários e a possibilidade de adiantamento deles.

Quando comecei na carreira de perito judicial, em 1983, fazíamos o laudo na perícia em que havíamos sido nomeados, nas justiças Estadual e Federal, e o entregávamos junto com uma petição em que requeríamos a fixação dos honorários. Depois, esperávamos pelo juiz, que poderia fixar em valor abaixo do peticionado. A parte deveria fazer o respectivo depósito na conta da justiça, sem, no entanto, haver o mínimo de garantia de realizá-lo. E pior, além de o perito não receber honorários pelo trabalho que feito, estes poderiam ser inferiores ao que esperava, se o juiz os diminuísse. Era sempre um drama, porém todos nós éramos felizes, naquele tempo, já que eu e uma imensidade de colegas, espalhados pelo país, vivíamos exclusivamente da perícia judicial.

________________________________________________________

Veja HONORÁRIOS E MODELOS DE LAUDOS
Adquira o livro Manual de Perícias ou realize o Curso Perícia Judicial Online

________________________________________________________

Hoje tudo mudou. Mudou para melhor. Agora, nas justiças Estadual e Federal, o perito recebe a intimação do despacho de sua nomeação, junto com a intimação para apresentar uma proposta de remuneração. O perito, então, pega o processo, leva-o para sua casa ou escritório, estuda-o e quantifica seus honorários. Faz uma petição, requerendo o valor que pretende. Se entender que é necessário um adiantamento, ou seja, botar dinheiro no bolso para só então começar a perícia, inclui na petição, este item. Entrega-a junto com o processo no cartório da vara em que foi nomeado, e simplesmente, aguarda. Se a proposta que fez foi aprovada, e os honorários depositados, ele começa a perícia. Onde encontramos tal garantia para receber honorários por serviços prestados, aqui na rua, quando trabalhamos fora da justiça, como profissional liberal ou proprietário de empresa? Nas justiças Estadual e Federal, temos esta garantia.

________________________________________________________

LIVRO INDISPENSÁVEL para peritos experientes
Adquira o Manual de Perícias

________________________________________________________

 

Na Justiça do Trabalho é diferente, veremos em vídeo adiante. No livro Manual de Perícias está a explicação detalhada da montagem de uma proposta de honorários, junto com o roteiro para recebê-los. Aliás, o Manual de Perícias foi concebido para que o leitor tome todo o conhecimento de como ingressar na área e trabalhar nela, com sucesso garantido.

Últimos Posts

Veja continuação deste blog no site Roteiro de Perícias
Modelo de petição requerendo destituição do perito no Roteiro de Perícias e muito mais
Modelo de laudo de assistente técnico – modelo de parecer técnico
Tabela do Honorários de Perito Judicial On Line – cálculo instantâneo
Vídeo: Curso para perito judicial – dicas de como escolher um bom curso