11.05.2015

Vídeo: Assistente técnico da parte e o mercado de trabalho.


Leia ou assista o vídeo.

Livro Manual de Perícias

SEJA PERITO JUDICIAL – adquira o livro Manual de Perícias

Neste vídeo abordaremos o mercado de trabalho de um dos atores da perícia judicial: o assistente técnico. No processo, cada parte poderá ter o seu e será contratado diretamente por ela. Siga conosco.

São atores da perícia judicial: o perito e o assistente técnico. O perito é o representante da justiça, e o assistente, da parte. Cada um, autor e réu, poderá indicar o seu. É de livre escolha deles quem nomear. O assistente é de confiança da parte que o nomeou e será pago diretamente por ela.

Como sabemos, o perito entregará um relatório no processo e o assistente técnico, outro. O trabalho que o perito redige é denominado laudo, e o do assistente, parecer técnico – estas são as denominações utilizadas na Justiça Estadual e Federal.

Já, na Justiça do Trabalho, o relatório do perito e do assistente é chamado de laudo. Estas denominações são uma questão de nomenclatura; veremos em vídeo adiante, o porquê delas.

Por outro lado, para quem já nos assistiu sabe que os relatórios do perito e assistente serão provas dentro do processo e que o juiz é obrigado, por lei, a fundamentar sua sentença com as provas que o processo possui; podendo escolher qualquer uma delas.

______________________________________________________

 Como ser Perito Judicial – sem concurso 

Adquira o livro Manual de Perícias ou realize o Curso Perícia Judicial Online

______________________________________________________

 Inclusive, o juiz pode alicerçar sua decisão com o parecer do assistente técnico, em detrimento do laudo do perito, que é um profissional de confiança dele e da justiça. É estranho isto ocorrer, porém é assim mesmo que acontece, o juiz não está adstrito ao laudo do perito.

Quando vemos na internet o mercado de trabalho derivado da perícia judicial, pensamos logo no do perito. Mas não, na verdade são dois mercados de trabalho: o do perito e o do assistente técnico. Porém, é mais fácil conseguimos serviços como perito do que como assistente.

Alguns de nós já fomos consultados para atuar como assistente técnico para um amigo, ou empresa, ou um cliente de advogado que conhecemos; porém, quando já fazemos carreira como perito na justiça, é mais comum conseguirmos diversas indicações como assistente da parte.

As diversas nomeações como perito nos coloca em uma espécie de vitrine, levando os advogados a indicarem nosso nome como representante da sua parte.

________________________________________________________

 

Como ser Perito Judicial
Faça o Curso Perícia Judicial Online

________________________________________________________