11.03.2013

Contadores aproveitam o mercado de perito judicial mais que administradores e economistas

calcO campo de perícias de cálculos financeiros e trabalhistas é vasto, é enorme, e está aí para ser explorado pelos administradores, contadores e economistas, porém as duas últimas categorias nem chegam saber desse mercado de trabalho nas respectivas faculdades, na grande maioria das vezes. É de lamentar. Os administradores e os economistas são pouco assistidos sobre o potencial de serviços na perícia judicial. Inclusive, estes me perguntam se podem fazer, realmente, perícias de cálculos financeiros e trabalhistas.

Por sua vez, os contadores possuem, desde 1946, na Lei que regulamenta a profissão, precisamente no artigo 26, a disposição dos serviços de perícias judiciais. Nas faculdades de ciências contábeis, o assunto é abordado, porém sem a necessária profundidade quando o assunto é Como conseguir ser nomeado.

__________________________________________________________

 

Como ser Perito Judicial – sem concurso
Adquira o livro Manual de Perícias ou realize o Curso Perícia Judicial Online

__________________________________________________________


Todavia, seguidamente, recebo e-mails com questionário de alunos do curso de ciências contábeis que precisam de informações sobre perícias judiciais para acabarem pesquisas de trabalho acadêmico.

A super exploração do mercado de cálculos pelos contabilistas é tanta, que ainda notamos se referirem a uma perícia de cálculo financeiro, como perícia contábil, ligando diretamente o termo contábil aos profissionais contadores, como se fosse uma atividade exclusiva deles.

Na Justiça Estadual, os contadores, os administradores e os economistas podem realizar perícias de cálculos financeiros, principalmente em revisões de contrato de cartão de crédito, leasing, cheque especial e financiamento; além de diversos tipos de perícias relativas à administração de empresas. Na Justiça Federal, cálculos referentes a INSS, FGTS e correções de valores, em que órgãos oficiais são partes. Na Justiça do trabalho, perícias de cálculos trabalhistas em que envolve diversos itens de direito do trabalhador.

Cabe salientar que contadores, administradores, economistas e advogados podem atuar como administradores judiciais em recuperação judicial ou massa falida, função essa semelhante à de perito.

____________________________________

ATENÇÃO: Este post pode estar parcialmente desatualizado em função da entrada em vigor do NOVO Código de Processo Civil, em 18/3/2016 – para você se atualizar, adquira o NOVO  livro Manual de Perícias ou adquira o acesso restrito do site Roteiro de Perícias ou acesse o NOVO Blog do Rui Juliano.

____________________________________


Curso Perícias Judiciais – CLIQUE NA LOCALIDADE: São PauloBrasíliaBelo HorizonteCuritibaSalvadorPorto AlegreGoiâniaRecifeManausCuiabáCampo GrandeMaceió ­ – NatalFortalezaTeresinaSão LuisAracajuJoão PessoaSantosJoinvilleBelémVitóriaUberlândiaSão José dos CamposRibeirão PretoSão José do Rio Preto

Curso Perícia Judicial Online – inteiramente pela internet

Cadastro Nacional de Peritos – 8.500 peritos em 1.100 cidades