O trabalho do perito tem rotina pequena e de fácil assimilação para a aqueles que não dispõem de experiência no ramo. O que é básico da perícia judicial, explana-se largamente no livro Manual de Perícias, comum aos administradores, economistas, engenheiros, contadores e outras categorias profissionais de curso superior. Nele são transmitidos, de maneira clara, a rotina, a burocracia forense, e todo o conhecimento elementar, instruindo e prevendo ao mesmo tempo as situações que o perito tem possibilidade de enfrentar, bem como detalhando as fases que se apresentam durante o encargo.

É uma das finalidade do livro servir ao Curso Perícia Judicial à Distância, disponível no site www.manualdepericias.com.br. Todavia, o intuito de escrevê-lo na forma mais completa possível foi o de atingir com bons resultados a necessidade de informações sobre o tema daqueles que não pensam em realizar cursos por um ou outro motivo.

Modelos de laudos e petições – Como apêndices, há um farto material composto por modelos de petições e modelos de laudos de diversos tipos de especialidades profissionais. Estes modelos, um diferencial que dá coerência à obra, são próprios de terem seus feitios copiados por outras tantas categorias.

Por que de um livro comum a todas profissões? – O fato de que os trâmites burocráticos na perícia judicial são básicos a todas as profissões e que o dispêndio para editar um livro destinado a cada uma delas seria maior que a de um exclusivo volume que lhes fossem comum, provocou a redação do Manual de Perícias, então aplicável a qualquer segmento.